Paulo Werneck
Biombos atribuídos a Kano-Naizen, 1570-1616 (período Nanban): Carraca Portuguesa
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NanbanCarrack.jpg
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CAPITULO VII.Do modo que ſe terá com os navios que naõ vierem para eſta Cidade.E Sendo caſo que algumas das ditas náos, ou navios que vierem ancorar ao dito porto da franquia, venhaõ fretados para fóra deſta Cidade, declarando-o aſſi os ſenhorios, e Meſtres delles aos ditos Officiaes do porto de Belem, quando com as ditas náos, e navios forem fazer diligencia que ſe no capitulo aſſima contém, e elles lhe notificaráõ, que em termo de três dias logo ſeguintes vaõ preſentar ao Provedor, e Officiaes da dita Alfandega as cartas de ſeus fretamentos para por elles ſerem viſtas, e ſe lhe dar deſpacho, da qual notificaçaõ ſe fará termo pelo Eſcrivaõ do dito porto, ou por hum dos ditos guardas; ſendo o Eſcrivaõ auſente declarando-ſe nelle o dia, e horas em que ſe fez a tal notificaçaõ ao tal ſenhorio, ou Meſtre, por quanto dentro do termo dos ditos tres dias ſeraõ obrigados os ditos Meſtres preſentarem o deſpacho que lhe for dado pelo dito Provedor, e Officiaes da Alfandega aos ditos Officiaes de Belem, os quaes o cumpriráõ na fórma em que lhe for mandado.
As viagens eram demoradas, o que recomendava a que se fizessem escalas para abastecimento de água e alimentos frescos. Assim havia embarcações que apenas faziam escala em Lisboa, sem pretender carregar ou descarregar mercadorias.
Colombo, o descobridor das Américas, passava por Lisboa antes de voltar para a Espanha e prestar contas de suas expedições aos reis católicos. Isso, que hoje é usado como indicação de que o grande navegador era espião português, podia ser simplesmente decorrência dos ventos e das correntes, que influíam sobremaneira na escolha das rotas. É claro que, se o objetivo era tão somente reabastecer as naus, não carecia ser recebido em palácio pelo rei português...
Mesmo nesses casos as naves deveriam ser visitadas pelas autoridades sanitárias e aduaneiras, e suas cartas de fretamento - que correspondem aos atuais manifestos e conhecimentos de carga - deveriam ser posteriormente apresentadas ao Provedor da Alfândega.
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