sábado, 17 de setembro de 2011

Independência ou Recolonização

Paulo Werneck
Se lermos os manuais de História do Brasil constataremos que a independência brasileira foi uma reação contra as tentativas de recolonização do Brasil, alçado ao status de reino, unido a Portugal e Algarves, e desde 1808 sede do império lusitano.
Tal recolonização significaria o desejo de Portugal de reassumir o seu papel de metrópole colonial, fazendo o Brasil retornar ao papel secundário de colônia portuguesa.
Entretanto há historiadores que duvidam das verdades sabidas e pesquisam para saber qual a verdade delas, às vezes descobrindo que tais verdades não passam de meias verdades ou mesmo mentiras descaradas.
Tal foi o que fez Antônio Penalves Rocha. Leu o Diario das Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação Portugueza, fez outras pesquisas e apresentou suas conclusões no livro "A Recolonização do Brazil pelas Cortes" (Editora Unesp, 2009, 174 p.), que mostra que as coisas não se passaram bem assim.
Não houve propriamente uma tentativa de recolonização: em tese haveriam portugueses nos dois hemisférios, as propostas das Cortes teriam buscado apenas solucionar a crise econômica portuguesa e dar um novo desenho político ao sistema, o que estaria bem distante do discurso "brasileiro" sobre as mesmas.
Apesar de demolir a imagem divulgada dessas propostas, o autor não se furta a comentar suas consequências possivelmente deletérias sobre a unidade brasileira, e mesmo a inviabilidade das mesmas frente ao tratado de 1810 com a Grã-Bretanha.
Recomendo a leitura