domingo, 26 de agosto de 2012

Exclusivo Colonial & Integridade Territorial

Paulo Werneck

O exclusivo colonial consistia no monopólio do comércio da colônia pela metrópole. No caso do Brasil, os comerciantes portugueses ibéricos compravam as mercadorias brasileiras e as revendiam para os demais países, compravam mercadorias desses países e as revendiam para o Brasil, as diferenças movimentando a economia metropolitana.

Esse exclusivo não era total, pois desde a segunda metade do século XVII o exclusivo não se aplicava ao tráfico de escravos entre o Brasil e a África, impulsionado inclusive por capitais brasileiros. As rotas principais eram as que ligavam o Rio de Janeiro a Luanda e Benguela, e entre Salvador e Ajudá e Lagos.

.oOo.

Apesar de desde muito ter havido governadores gerais no Brasil, mesmo assim as capitanias eram ligadas a Lisboa e seus habitantes sentiam-se portugueses no Brasil ou pernambucanos, baianos, mineiros.

Com a vinda de Dom João, "foi necessário remontar o Estado, que tinha vindo nos navios, incompleto e aos pedaços".

Mas com isso o governo das capitanias passou a ser feito a partir do Rio de Janeiro, o que estimulou a unidade do Brasil.
.oOo.

Fonte: COSTA E SILVA, Alberto. Introdução ao volume 1 - Crise Colonial e Independência: 1808-1830, da História do Brasil Nação: 1808-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

Ver "Uma Observação".