quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Tratados entre Portugal e Inglaterra

Paulo Werneck

Jean de Wavrin: Episódio das Guerras Fernandinas
O exército luso-inglês (à direita) derrota vanguarda francesa.
D. Fernando é a figura a cavalo, à direita.
Fonte: Wiki

Fernando I de Portugal (1345-1383), filho de Pedro I e último rei da Dinastia de Borgonha, ou Afonsina, inaugurada por Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, procurou se aproveitar dos problemas sucessórios do Reino de Castela, devido ao falecimento de Pedro I de Castela, sem herdeiros, e reclamou o trono para si.

Ironicamente, Fernando também veio a falecer sem herdeiros e quase Portugal perdeu a independência. Tal não veio a ocorrer porque D. João, mestre de Aviz, irmão bastardo de D. Fernando, declarou-se rei de Portugal, e após um período caótico, ao vencer a Batalha de Aljubarrota (14.ago.1385), conseguiu firmar a coroa na cabeça, e tornou-se o primeiro rei da Dinastia de Aviz.

Voltando a Castela, o trono foi ocupado por D. Henrique da Trastâmara, irmão bastardo do falecido rei Pedro I de Castela. Dom Fernando, bisneto de D. Sancho IV de Castela, reclamou o trono, assim como os reis de Aragão e de Navarra, bem como o duque de Lencastre, João de Gante, filho de Eduardo III de Inglaterra, casado com Dona Constança, filha mais velha de D. Pedro de Castela.

Fernando I e o duque de Lencastre uniram suas forças, primeiro firmando em 1372 o Tratado de Tagilde, e no ano seguinte os Tratados Anglo-Portugueses.

A aliança entre Dom Fernando e João de Gante foi um desastre. Fernando I de Portugal sofreu três derrotas frente a Henrique II de Castela, nas três fases das "Guerras Fernandinas", que resultaram em três tratados de paz, o Tratado de Alcoutim (1371), o Tratado de Santarém (1373) e o Tratado de Elvas (1382).

Se os tratados firmados por Fernando não resultaram naquilo que ele desejava, vencer Henrique de Castela, nem por isso foram inúteis. Os tratados de 1373 iniciaram a "Aliança Luso-Britânica", em Portugal vulgarmente conhecida como "Aliança Inglesa", confirmada em 1386 pelos Tratados de Windsor, já no reinado do Mestre de Aviz, em vigor até os nossos dias.

Esses tratados são de "paz e amizade", ou melhor, alianças ofensivo-defensivas, fugindo um pouco ao escopo do Guardamoria. Cuida-se deles, todavia, por cimentarem a aliança entre os dois países, que perdurou por tanto tempo tanto militar como comercialmente.

Os cinco tratados ora mencionados serão oportunamente transcritos.

Fonte:

Wikipedia.