domingo, 16 de agosto de 2015

História da Alfândega Inglesa

Paulo Werneck

Está disponível no site Mercadores (www.mercadores.com.br), aba "História", a coleção de dois livros "A History Of The Custom-Revenue In England", em inglês, escritos por Hubert Hall, servidor público britânico que trabalhou no Public Record Office, arquivo britânico de 1838 a 2003.

Esses livros, o primeiro volume dedicado à História Constitucional e o segundo à História Fiscal, ou seja, o primeiro dedicado primordialmente à legislação e o segundo aos efeitos econômicos da mesma, embora, na prática, ou autor não tenha conseguido separar tão cirurgicamente os dois assuntos, missão que me parece, de qualquer forma, impossível...

É particularmente delicioso constatar todas as malandragens e artimanhas que aquele povo de nariz empinado praticou, tendo perdido inclusive o mercado europeu de tecidos por mais de uma década. Recomendo a leitura para todos os brasileiros com síndrome de viralata e que culpam a colonização portuguesa por nossas mazelas.

Infelizmente não tive tempo de limpar os anexos, em grande parte tabelas, trabalho ainda mais insano que limpar os textos automaticamente produzidos pelos OCRs a partir de edições antigas

Outrossim informo que mantive a formatação do livro, exceto quanto às notas à margem, que passaram para o início do parágrafo.

Origem dos Arquivos

Os dois volumes foram obtidos no site Internet Archive (www.archive.org), que os disponibiliza em cópia pdf do original da época, e em diversos outros formatos, gerados automaticamente e portanto com muitos e muitos erros.

Considerando a qualidade da obra, corrigi lenta e metodicamente os erros, e coloquei duas versões corrigidas de cada volume à disposição do público no meu site Mercadores, uma no formato epub, para leitores eletrônicos, e outra no já tradicional pdf, obtido diretamente do epub (graças ao "Hamster Free Epub Converter".