quarta-feira, 10 de junho de 2015

Estudo sobre as Portagens e as Alfândegas em Portugal

Paulo Werneck

Está disponível no site Mercadores (www.mercadores.com.br), aba "História", o livro "Estudo sobre as Portagens e as Alfandegas em Portugal", de Francisco de Salles Lencastre, publicado em 1891.

Infelizmente é um volume único, que cobre apenas os século s XII e XVI e praticamente não faz referências ao Brasil. Mas é bem esclarecedor...

Sobre a biografia do autor, verifiquei que nos "Anais do Conselho Ultramarino" consta, a 5 de janeiro de 1864, sua nomeação como escrivão tanto da Câmara Municipal como da Administração do Concelho da Cidade da Praia de Santiago, em Cabo Verde.

Ocupou esses empregos até 15 de março de 1865, quando deles foi exonerado para ser nomeado diretor interino da Alfândega da Ilha do Príncipe. A 8 de agosto do mesmo ano passou a titular dessa alfândega.

No ano seguinte, a 25 de junho foi nomeado diretor da Alfândega da Ilha de Santiago. Fim das referências.

Origem dos Arquivos

O volume original foi obtido no site Internet Archive (www.archive.org), que o disponibiliza em cópia pdf do original da época, e em diversos outros formatos, gerados automaticamente e portanto com muitos e muitos erros.

Considerando a qualidade da obra, corrigi lenta e metodicamente os erros, e a versão corrigida coloquei em tres formatos à disposição do público no meu site Mercadores: epub, doc e pdf.